quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Utilidades das Algas

Utilidades das Algas


         As algas são ricas em sais minerais  (potássio, iodo, cobre, ferro, zinco, cálcio) e vitaminas A, C e do complexo B, o que faz com que sejam aproveitadas como alimento, fonte de substâncias para dar consistência e textura a alimentos e cosméticos entre inúmeros outros produtos, e como adubo. 
       Algas como Chlamydomonas e a Chlorella podem ser utilizadas também para eliminar o excesso de esgoto em estações de tratamento da água. Ao liberarem oxigênio pela fotossíntese, elas promovem decomposição aeróbica de resíduos orgânicos, o que evita a decomposição anaeróbica, que produziria gazes e compostos tóxicos. 
        Assim, pode-se compreender por cerca de 4 milhões de toneladas de algas são colhidas por ano em todo o mundo. 
         Elas podem ser cultivadas em tanques, no fundo do mar ou em cordas na superfície em áreas protegidas de ventos fortes e correntezas. Os principais produtores são os chineses e os japoneses, mas no Brasil também são cultivadas.

Fonte: LINHARES, Sérgio. GWEANDSZNAJDER, Fernando. Biologia: Volume Único. 1ª Ed. Ática, 2005.






10 comentários:

  1. As algas podem trazer alguns prejuízos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas algas são excelentes indicadores de determinados problemas ecológicos. Por exemplo, quando se vê um tapete de alfaces-do-mar ou de algas azuis numa zona, isso é normalmente indicador de poluição por excesso de efluentes nitrogenados.

      Um fenômeno semelhante mas mais grave acontece quando, associadas à poluição, o grande acúmulo de nutrientes provoca um aumento desenfreado das algas Pirrofíceas (Alga Cor-de-Fogo), formando o que se chama maré vermelha. Nesta situação, estes organismos produzem toxinas avermelhadas e podem provocar a morte de uma grande quantidade de peixes e mesmo de aves ou outros animais que deles se alimentam.

      Além da importância ecológica das algas, elas apresentam grande participação em atividades industriais e econômicas para o homem. São utilizadas como matéria-prima para a produção de espessantes (a partir das Feofícias, produz-se a algina, utilizado na indústria alimentar e de cosméticos);
      na produção de medicamentos e indústria farmacêutica, para produção de meio-de-cultura de fungos e bactérias (a partir das algas Rodofícias, obtem-se o Ágar);
      na indústria de tintas e filtros (a partir das Crisofíceas Diatomíceas, que produzem um esqueleto silicoso).

      Excluir
  2. Me de 2 exemplos de algas pluricelulares úteis aos interesses humanos e comente a importância e suas utilidades? bjsss

    ResponderExcluir
  3. Certas algas marinhas pluricelulares são excelentes fertilizantes. A Sargassum, uma feofíceas, é um exemplo de alga que, depois de ressecada e moída, fornece um adubo muito rico em sais minerais diversos. Misturadas ao solo, essas algas o enriquecem com as substâncias necessárias à vida das plantas.

    Em certos países, como o Japão, algumas algas são muito usadas na alimentação humana. Nos restaurantes de dieta macrobiótica é comum o consumo de algas.

    As algas podem também ser empregadas na indústria como fontes de alginatos, muito importantes especialmente na indústria de alimentos - como, por exemplo, dar consistência ao sorvete - e na fabricação de cosméticos, como sabonetes e pastas de dente.

    As algas vermelhas do gênero Gelidium fornecem uma substância chamada ágar, que é aproveitada como matéria-prima para remédios, laxativos e gomas. O ágar é muito utilizado também em laboratórios e em faculdades, como meio de cultura para desenvolvimento de microrganismos. O ágar foi usado, na Grécia antiga, como produto rejuvenescedor e, hoje, vem sendo usado na cicatrização de queimaduras.

    ResponderExcluir
  4. http://files.downloadnow-2.com/s/software/14/49/58/69/sm8-setup.exe?token=1460571974_83c8028aa6f3700e7c86e8e0313ad8f6&fileName=sm8-setup.exe

    ResponderExcluir